Nefrostar • Postado em: 24/08/2023
Faustão: Conheça o tratamento que o apresentador está fazendo antes do transplante de coração
Faustão faz diálise: no início de agosto, o apresentador Fausto Silva, de 75 anos, deu entrada no Hospital Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, quadro que já vinha sendo monitorado desde 2020.
Neste domingo, o boletim médico divulgado pelo hospital, aponta que Faustão iniciou um tratamento de hemodiálise para ajudar a liberar o excesso de líquidos do corpo, enquanto aguarda por um transplante de coração.
O transplante pode demorar alguns bons dias para acontecer, é por isso que, até lá, o apresentador precisa de ajuda com o funcionamento de alguns órgãos, como os rins.
Mas o que exatamente é a hemodiálise? Vamos explicar melhor!
O que é hemodiálise
Quando os rins começam a apresentar dificuldades no funcionamento, é preciso ter um auxílio que pode ser por meio medicamentoso ou, em alguns casos, com hemodiálise.
Se por um lado, os remédios ajudam a regular melhor esse funcionamento, a hemodiálise faz o trabalho que seria dos rins, filtrando e eliminando impurezas do organismo.
A diálise, como é conhecida, é como um rim fora do corpo e funciona de forma muito eficiente em pacientes que precisam de ajuda permanente até um possível transplante de rim, ou em casos mais pontuais, como o do apresentador Faustão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em seu último censo, 92,5% dos pacientes que passam por diálise no país, fazem hemodiálise.
Faustão grava vídeo no hospital e tranquiliza fãs.E como funciona a diálise no Faustão?
O tratamento de hemodiálise é realizado por meio da máquina, a qual realiza o trabalho dos rins fora do corpo, como você já leu por aqui. Nessa máquina existe um filtro, conhecido como Dialisador (o rim artificial), usado para limpar o sangue.
O sangue do paciente em tratamento, como o Faustão, será bombeado por meio de um cateter ou uma fístula arteriovenosa (ligação entre uma artéria e uma veia), e passa através da linha arterial do dialisador, onde o sangue filtrado segue novamente para o corpo do paciente.
Existe a possibilidade do rim dele não voltar a funcionar?
Primeiro, é preciso entender o porquê do Faustão precisar fazer. Por conta da dificuldade do coração bombear o sangue no organismo, outros órgãos que precisam desse bombeamento começaram a ser impactados com isso, como é o caso dos rins.
Mas, neste caso, como o paciente apresenta doença renal crônica avançada, seus rins não voltarão a funcionar mesmo fazendo hemodiálise. A diálise é apenas um método de substituição do rim e não tem a capacidade de reverter lesões renais, caso o paciente tenha problemas mais sérios no órgão.
Existe um tipo de diálise mais recomendada para casos assim?
Tudo vai depender da visão do seu médico, como no caso dos nefrologistas responsáveis pelo Faustão no Albert Einstein, mas hoje em dia existem tecnologias de tratamento que podem proporcionar qualidade de vida muito além dos modelos convencionais de diálise.
A Hemodiálise tradicional funciona como uma mangueira de baixa pressão no quintal que precisa ser lavado. Ela fará a limpeza do ambiente de forma considerável, eliminará a maioria das sujeiras do local e garantirá que tudo funcione da melhor maneira possível, mas o detalhe, as micro sujeiras, ela não consegue remover.
Existe uma nova forma de tratamento para pacientes com problemas renais que consegue eliminar totalmente as impurezas desse quintal sujo. É como se ela fosse uma WAP com muita pressão, eliminando todo tipo de sujeira, até as menores.
Essa tecnologia é conhecida como hemodiafiltração, um modelo moderno do processo de diálise que garante, além de uma eficiência muito maior no tratamento, muito mais qualidade de vida, quando aplicada a um estilo de cuidados 360 para os pacientes.
Na Nefrostar esse é o modelo de tratamento padrão para todos os nossos pacientes. Este poderia perfeitamente ser o tipo de tratamento ao qual o apresentador Fausto Silva seria submetido na Nefrostar.
Quer conhecer melhor como funciona o tratamento de hemodiafiltração na Nefrostar? Clique no link abaixo e venha falar com um especialista.
Agende uma consultaPara maiores informações e novidades do mundo da nefrologia, assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece de novo na medicina dos rins.