Nefrostar • Postado em: 30/08/2020
Nefrostar é a primeira clínica brasileira de hemodiafiltração (HDF) com certificação internacional
Conheça o trabalho da clínica de nefrologia e hemodiafiltração certificada com o QMENTUM e saiba mais sobre a metodologia.
A Nefrostar se tornou a primeira clínica brasileira de nefrologia baseada no método de hemodiafiltração (HDF) a obter uma certificação internacional. Concedido pela Accreditation Canada, o QMENTUM é um programa de qualidade que monitora requisitos de alta performance de acordo com padrões internacionais de governança e boas práticas nos cuidados com a saúde.
O processo de certificação da Nefrostar ocorreu ainda em 2021, de forma remota em função da pandemia de covid-19. Em julho de 2022, o reconhecimento foi consolidado com a visita dos acreditadores à unidade de Alphaville.
Neste artigo você confere um pouco mais sobre como funciona o QMENTUM, quais os critérios que são avaliados e como a Nefrostar teve seu conceito premium em nefrologia certificado pelo selo.
O que é a certificação QMENTUM
O QMENTUM é uma metodologia de certificação de qualidade aplicada em mais de 30 países e que busca orientar e monitorar os processos na área da saúde, garantindo qualidade e segurança.
No Brasil, o QMENTUM é aplicado através de uma aliança formada entre a Quality Global Alliance (QGA) e a Health Standards Organization (HSO). A parceria proporciona a clínicas, hospitais e unidades de saúde brasileiras a oportunidade de atingir padrões globais de qualidade.
De acordo com a QGA, o objetivo da acreditação internacional é “diversificar os métodos de avaliação para entregar mais valor aos pacientes, clientes e ao sistema de saúde”, além da “flexibilidade para customizar a avaliação para atender às necessidades de cada cliente”.
Através do processo de acreditação, a instituição pode garantir uma série de benefícios que vão além da obtenção do selo em si. São algumas delas:
- Consolidar uma cultura de qualidade e segurança dos pacientes;
- Compartilhar habilidades e aprendizados;
- Definir melhor as prioridades de melhoria de acordo com as necessidades;
- Aprimorar os procedimentos de governança;
- Engajar lideranças da instituição na implementação das melhorias;
- Tornar o aprimoramento dos padrões de excelência uma tarefa contínua;
- Acessar a orientação de especialistas internacionais.
Além disso, os padrões estabelecidos pela Qmentum têm seus critérios centrados no paciente ao longo de todo o ciclo de acreditação — abordagem alinhada ao propósito que acompanha a Nefrostar desde o seu início.
Como funciona o QMENTUM e quais os critérios para acreditação?
A acreditação QMENTUM ocorre em etapas. Primeiramente, o ingresso no programa busca o aprendizado da organização sobre a metodologia e os benefícios que ela pode obter.
Em seguida, um diagnóstico é feito por uma equipe de avaliadores para entender a posição da instituição em relação aos padrões internacionais que serão aplicados. As ações de melhoria são definidas e acompanhadas logo após, em um processo de cocriação entre a organização e os avaliadores.
Por fim, é verificado se a instituição cumpre os requisitos do programa e se as melhorias foram realizadas. Se sim, a unidade recebe a certificação. Além disso, um monitoramento periódico continua sendo feito para aferir o desempenho da organização nos requisitos do programa.
De modo geral, a metodologia QMENTUM examina 31 Práticas Organizacionais Obrigatórias (ROPs), que podem ser divididas em seis grupos:
- Cultura de segurança: criar essa cultura na organização;
- Comunicação: melhorar a efetividade da comunicação entre prestadores dos cuidados de saúde e pacientes;
- Avaliação de riscos: identificar grau de risco associado ao tratamento de cada paciente;
- Força de trabalho: criar um fluxo de trabalho e um ambiente físico propício aos cuidados com saúde;
- Administração de medicamentos: garantir o uso seguro de medicações de alto risco;
- Controle de infecções: reduzir o risco de infecções e seu impacto no tratamento dos pacientes.
Certificação da Nefrostar
Em 2021, a Nefrostar se tornou a primeira clínica brasileira 100% hemodiafiltração a obter certificação internacional de qualidade.
O andamento foi acompanhado pela médica nefrologista e responsável técnica da unidade de Alphaville, Dra. Christiane Kojima, e pela consultora de qualidade Eviline Neerman.
Christiane explica que, em relação à governança, por exemplo, o conceito de atendimento premium da Nefrostar propõem uma abordagem que vai além do padrão tradicional hospitalar. “Nós entregamos um serviço onde o foco total está no cuidado do paciente. Então temos diretores, responsáveis técnicos e outros cargos de gerência que, ao mesmo tempo, são as pessoas que prestam o atendimento lá na ponta junto aos pacientes”, conta.
A médica aponta ainda a importância do processo de cocriação entre a Nefrostar e os acreditadores, que trabalharam pela primeira vez com a realidade de uma clínica baseada 100% no método da hemodiafiltração.
A metodologia QMENTUM é, inclusive, desenvolvida para que, desde o início, a acreditação seja feita lado a lado com a organização, o que permite a manutenção dos padrões de qualidade por um prazo muito maior em relação à métodos verticais de aferição de qualidade.
Além da própria certificação, a acreditação ainda proporcionou uma série de melhorias no fluxo de trabalho da clínica. Uma delas é o amadurecimento da gestão de pessoas, que resultou em novos treinamentos internos e na aquisição de uma ferramenta para melhor controle de qualidade desses processos.
O selo QMENTUM atesta o objetivo da Nefrostar em garantir um atendimento de excelência, multidisciplinar e completamente focado no paciente, que resulta em uma verdadeira cultura de cuidado que só é possível graças ao engajamento de diversos profissionais das mais distintas áreas de atuação.