Nefrostar • Postado em: 30/08/2020
Nefrostar oferece terapias holísticas como complemento ao tratamento renal
Como a acupuntura e outras terapias holísticas podem auxiliar no sucesso da terapia renal de maneira complementar
Além do médico nefrologista, um tratamento renal de sucesso prevê um acompanhamento multidisciplinar. Ou seja, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas são alguns dos profissionais que devem estar envolvidos na rotina de cuidados.
Neste sentido, a Nefrostar optou por dar mais um passo no caminho de um cuidado abrangente e, ao mesmo tempo, individualizado. A clínica localizada em Osasco oferece uma série de terapias holísticas para complementar o tratamento dialítico e ajudar a devolver a qualidade de vida aos pacientes renais.
Neste artigo, você confere o que são as terapias holísticas e de que forma as práticas integrativas como a acupuntura podem auxiliar na recuperação de quem possui a doença renal crônica.
Terapias holísticas: um olhar para o todo.
Conhecidas também como práticas integrativas e complementares, as terapias holísticas têm como objetivo promover a cura através de uma visão conjuntural do ser humano, em contraposição a uma visão focada exclusivamente na doença e seus sintomas. De modo geral, são aliadas dos tratamentos convencionais para contribuir com o seu sucesso.
Segue algumas práticas
- Acupuntura
- Ventosaterapia
- Reiki
- Aromaterapia
- Meditação
- Mindfulness
- Yoga.
A abordagem das terapias holísticas leva em conta aspectos múltiplos do ser humano, como seu estado físico, social, mental e emocional. Além disso, as práticas possuem ênfase no acolhimento, na escuta atenta e no desenvolvimento constante de um processo terapêutico baseado, também, no autocuidado.
Como as práticas complementares podem auxiliar no tratamento renal.
A enfermeira responsável técnica da Nefrostar Osasco e especialista em acupuntura, Sirlei Regina Sousa, conta como é a abordagem da clínica no oferecimento das terapias holísticas.
“Nós fazemos a admissão do paciente e avaliamos a sua história e como ele chegou na Nefrostar. A consulta é feita com médicos e enfermeiros para prescrição da hemodiafiltração (HDF) quando for o caso e, logo em seguida, ele já passa para a avaliação com as fisioterapeutas. Apresentamos então o nosso SPA e oferecemos as terapias complementares, que estão incluídas no plano assistencial da Nefrostar”, explica.
Ela destaca que o relaxamento e bem-estar promovido pelas terapias complementares são um diferencial relevante na rotina do paciente renal, que muitas vezes já passou por um tratamento cansativo e inflexível.
“É muito bom poder oferecer isso para o paciente que tem a doença renal porque ele sai de um quadrado que lhe é imposto: tira o peso, mede a pressão, faz os exames, realiza a diálise, vai embora. Nós oferecemos a possibilidade dessas terapias integrativas de forma coadjuvante, onde ele também pode tratar suas dores, insônia, angústia e outros tipos de mal estar”, conta.
No caso da acupuntura, a enfermeira ressalta que além de dores, também sentimentos negativos como raiva, medo, tristeza e ansiedade podem ser tratados.
“Nós percebemos, de modo geral, uma tendência à ansiedade no paciente com DRC. Às vezes pelas experiências anteriores, mas também pelo momento presente de fazer a diálise. Tem muito medo e angústia envolvidos. E todos esses sentimentos nós conseguimos trabalhar”.
Por parte dos pacientes, a aceitação e o retorno têm sido positivos. A enfermeira relata que é comum ouvir que, após sessões de acupuntura, por exemplo, a qualidade do sono melhorou, a ansiedade diminui e que a dose de medicação para dor foi reduzida, além dos relatos de familiares sobre redução da agressividade e irritabilidade.
“Já que eu vou conviver com isso, então vou tentar trilhar esse caminho de uma forma mais harmoniosa”, ilustra Sirlei.
A acupuntura sob a ótica científica.
Com origem na medicina tradicional chinesa, a acupuntura é uma prática milenar que consiste na aplicação de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo humano. No Brasil, a prática é reconhecida tanto como uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), desde 1995, quanto uma especialidade do profissional enfermeiro pelo Conselho Federal de Enfermagem (Coren), desde 1997.
A acupuntura já possui benefícios comprovados pela ciência, especialmente quanto aos seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos. Revisões sistemáticas já apontaram também que a eficácia da acupuntura para tratamento de depressão relacionada a dores crônicas possui efeitos similares ao tratamento medicamentoso e que, quando combinados, esses tratamentos atingem maior êxito. Os resultados para tratamento de fibromialgia também são promissores.
Para Sirlei, o efeito das terapias holísticas também tem relação direta com a experiência individual do paciente e a sua abertura para o processo terapêutico. Além disso, ela pondera que, assim como a acupuntura, as demais práticas integrativas não substituem a terapia renal e demais tratamentos convencionais.
“Estes são tratamentos coadjuvantes. Eles podem, em um segundo momento, se tornar o tratamento principal, mas tudo depende da situação e da gravidade de cada caso. Nenhum acupunturista pode encerrar uma quimioterapia, por exemplo. Assim como eu, individualmente, não posso diminuir nenhuma dose de medicação. O paciente vai conversar com o médico e nós vamos validando juntos”, pontua.
Para conhecer mais sobre a linha de cuidado da Nefrostar, entre em contato conosco!
Uğurlu FG, Sezer N, Aktekin L, Fidan F, Tok F, Akkuş S. The effects of acupuncture versus sham acupuncture in the treatment of fibromyalgia: a randomized controlled clinical trial. Acta Reumatol Port. 2017.
J. You, H. Li, D. Xie, R Chen, and M Chen, “Acupuncture for chronic pain-related depression: a systematic review and meta-analysis” Pain Research & Management, vol. 2021, 2021.