Nefrostar • Postado em: 22/11/2021
Saiba o que é a Doença de Fabry
Rara, a Doença de Fabry pode causar até uma insuficiência renal terminal.
A Doença de Anderson-Fabry, ou simplesmente Doença de Fabry, é uma patologia hereditária rara transmitida de modo recessivo pelo cromossomo X e tende afetar mais os homens do que as mulheres.
Os sintomas da Doença de Fabry, geralmente, começam na infância e se manifestam pela perda da função das glândulas sudoríparas, febre recorrente, transtornos digestivos e embaçamento das córneas; esses são alguns dos mais comuns na fae inicial, mas não os únicos. Com o agravamento do quadro, perda de proteína através da urina e até diagnóstico de insuficiência renal terminal podem ser constatados.
Por ser uma doença rara e pouco conhecida, muitas vezes os pacientes precisam esperar anos entre os primeiros sintomas e o diagnóstico definitivo da Doença de Fabry.
Sintomas da Doença de Fabry
Os sintomas da Doença de Fabry seguem uma certa ordem de aparecimento. Portanto, atenção a eles:
- Dores nos membros.
- Lesões na pele.
- Alterações das glândulas sudoríparas.
- Alterações oculares.
- Sintomas gastrointestinais.
- Problemas renais.
- Problemas cardíacos.
- Problemas cerebrais.
Exames podem mostrar que pessoas que sofrem desta enfermidade apresentam uma deficiência na enzima chamada alfa-galactosidase A, responsável pela eliminação de uma substância gordurosa chamada globotriaosilceramida. Quando há problemas em tal enzima, ocorre o acúmulo de gordura no organismo.
Tratamento da Doença de Fabry
A Doença de Fabry não tem cura. Porém, já existe uma forma sintética da enzima alfa-gal A. Os medicamentos que a contém são muito recentes e ainda não houve tempo para comprovar diminuição da mortalidade, apesar das evidências de redução dos depósitos de gordura e retardamento da perda de função renal.
Quanto mais cedo for identificada a Doença de Fabry e iniciado o tratamento com medicamentos, melhores são os resultados.
Doença de Fabry e a genética
Para terminar, vamos te explicar de forma bem resumida como essa doença hereditária se dá.
Os seres humanos possuem dois cromossomos sexuais. Os homens possuem um cromossomo sexual Y e um X e as mulheres possuem dois X. Cada um dos cromossomos que possuímos foram transmitidos por um de nossos pais. Por exemplo: enquanto um filho homem recebe o cromossomo Y do seu pai e o cromossomo X da mãe, uma menina recebe um cromossomo X do pai e um cromossomo X da mãe.
A doença de Fabry é uma doença transmitida por um cromossomo X defeituoso.
Para que a doença se manifeste nas mulheres, elas precisam receber dois cromossomos X defeituosos, o que é bem raro. Assim, fica fácil entender por que a Doença de Fabry é uma patologia que acomete muito mais os homens do que as mulheres.