Nefrostar • Postado em: 22/11/2021
A doença renal pode ser hereditária
Alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a prevenir a doença renal, mas nem sempre é o suficiente.
Se você não tem uma doença renal, mas seu pai, avô ou tio possuem, fica o alerta: as nefropatias podem ser hereditárias, passadas de pai para filho.
Não há como impedir o aparecimento de uma doença renal hereditária. Contudo, sabendo da hereditariedade como possível fator causador, a saúde da pessoa pode ser monitorada e os hábitos saudáveis, como boa alimentação e atividades físicas, podem ser valorizados e auxiliar no controle desde muito cedo.
Doenças renais “de família”
Pedras no rim, por exemplo, são um exemplo de doença renal que pode ter origem hereditária. Estima-se que entre 5% a 12% dos brasileiros, de todos os sexos, sofrem de litíase renal -- as famosas pedras nos rins. Outro exemplo é o dos rins policísticos. Essa é uma doença renal relativamente comum, progressiva e hereditária, que se caracteriza pela formação de inúmeras dilatações semelhantes a bolhas em alguma parte do néfron (estrutura presente no rim, responsável direta pela produção da urina).
Histórico de doença renal demanda bons hábitos
Caso alguém da sua família sofra de condições renais, seja vigilante com a sua saúde e realize acompanhamento médico preventivo anual, com um médico nefrologista. Além disso, uma dieta balanceada, atrelada a uma vida ativa, ajudam a manter o metabolismo a funcionar da melhor forma possível. Com isso, doenças hereditárias, podem ter seu aparecimento retardado e seus impactos minimizados.
Sugestões para manter uma vida saudável
Terminamos esta publicação com sugestões simples para manter a saúde em dia. Vamos a elas:
- Prefira alimentos saudáveis, dando preferência a verduras e legumes, além de carnes magras e brancas.
- Evite excesso de sal e açúcar a todo custo.
- Evite ao máximo consumir alimentos industrializados e ultraprocessados.
- Beba água adequadamente.
- Faça exercícios físicos regulares (dançar, caminhar, nadar, musculação; existem diversas formas de você se exercitar sem que essa atividade fique chata).
- Faça exames médicos periodicamente.